Aventura,  Dicas,  Histórias,  Inspiração,  Listas

16 filmes e séries que vão te fazer viajar sem sair de casa

euvouporai-meme-pipoca

Outro dia falamos aqui no site sobre como conhecer dois destinos pelo preço de um só e listamos 21 livros de viagem pra te ajudar a viajar mais. Mas, e se você puder conhecer mais destinos e sentir a emoção de conhecer um lugar sem precisar imaginar ele? Listamos 16 filmes e séries que vão te fazer viajar em casa e, ao mesmo tempo, te transportar para lugares inacreditáveis.

Mas já te adianto que resolvemos fugir um pouco dos clássicos…
Preparados? Clica no nome do filme pra ver o trailer!

FILMES

1. A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Ben Stiller é Walter Mitty, um personagem que vive perdido em seus sonhos. Responsável pelo setor de fotografia da famosa revista Life, Walter recebe um envelope de negativos do importantíssimo fotógrafo Sean O’Connell (interpretado por Sean Penn). No entanto, ele percebe que está faltando uma foto, justamente a escolhida para ser capa da última edição da história da Life. Assim que a aventura começa de verdade: Walter embarca atrás de Sean para recuperar a foto perdida, mas o resto eu não posso contar!

2. Na Estrada (2012)

O longa, que se passa no final da década de 40, conta a história de Sal Paradise (Sam Riley), um jovem escritor, que conhece Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e sua namorada Marylou (Kristen Stewart) e tem sua vida completamente transformada. Assim, Sal e Dean cruzam os EUA atrás da última fronteira americana e de autoconhecimento, ultrapassando todos os limites conhecidos. 

Nesse meio tempo, o filme também conta a história de Bull (Viggo Mortensen), Camille (Kirsten Dunst), Carlo (Tom Sturridge) e Jane (Amy Adams), que impactam gerações até hoje após lutarem contra o conservadorismo da época para seguirem seus próprios caminhos.

3. Meia-noite em Paris (2011)

Owen Wilson dá vida a Gil, um fã dos grandes escritores americanos, que acaba se tornando um muito bem remunerado – mas frustrado – roteirista de Hollywood. Ao lado da noiva Inez (Rachel McAdams) e seus sogros John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy), Gil está prestes a embarcar para Paris e para uma aventura que nem poderia imaginar. Nesse meio tempo, ao sair sozinho para explorar a cidade, ele encontra um grupo de estranhos que o levam para uma viagem ao passado. O problema é: quanto mais tempo com eles, mais insatisfeito Gil fica com o seu presente. Eu já me senti assim, e você?

euvouporai-antes-de-partir-filmes

4. Antes de Partir (2008)

Dois homens recém diagnosticados com câncer em estágio avançado dividem um quarto de hospital e acabam se tornando grandes cúmplices. Então Carter Chambers (Morgan Freeman) e Edward Cole (Jack Nicholson) criam uma lista de últimos desejos e fogem do hospital para realizá-los. Eu sei, parece uma história triste, mas eu te garanto: você vai sorrir muito ao ver Edward e Carter saltando de paraquedas e conhecendo o mundão.

5. EuroTrip (2004)

O filme indicado ao Teen Choice Award 2004 como “filme que seus pais não querem que você veja” é uma aventura cômica. Então… pensa em todos os estereótipos que você já ouviu falar da Europa. Pensou? Ok. Você vai ver eles nesse filme. Só que dessa vez, a aventura não dá muita certo e Scott Thomas (Scott Mechlowicz) se mete em muitas confusões enquanto tenta achar Mieke (Jessica Boehrs) em terras europeias. 

6. Diários de Motocicleta (2004)

Já pensou viajar do Brasil ao Peru de moto? Nesse filme, dois amigos encaram a estrada e as desigualdades socioeconômicas da América do Sul na década de 50. Depois de 8 meses de viagem, Ernesto “Che” Guevara (Gael García Bernal) e Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) acabam ficando sem a motocicleta, mas não desistem e seguem viagem pedindo carona e caminhando até o destino final. Baseado em fatos reais, o filme mostra a mudança de valores de Che Guevara bem antes de se tornar um revolucionário.

7. A Praia (2000)

Levanta a mão quem é apaixonado pela Tailândia!? …Eu sei, não tem como não ser. E em 2000, isso já era um fato. No filme A Praia, Leonardo DiCaprio vive o jovem viajante americano Richard. Então, ele conhece um escocês em Bangkok que, antes de cometer suicídio, lhe entrega um mapa de um lugar paradisíaco que ele jura ser o paraíso na Terra. O cenário do filme é a praia de Maya Bay, na ilha Phi Phi Leh, e até 2018 era possível visitar esse paraíso. Uma vez que o imenso número de visitantes afetou a vida marinha, a praia precisou ser interditada para se recuperar.



DOCUMENTÁRIOS

Curtindo nossa lista de 16 filmes e séries que vão te fazer viajar? Então chegamos à categoria que possui um poder único de impactar a vida das pessoas: documentários.

8. Expedition Happiness (2017)

Felix Starck e Selima Taibi transformam um ônibus em um apartamento sobre rodas e caem na estrada atrás de inspirações e, como o próprio nome diz, de felicidade. Mas será mesmo que é possível ser feliz a qualquer hora e em qualquer lugar? O documentário é filmado pelo casal alemão e a trilha sonora é todinha de Selima. Ah! Esqueci de contar um detalhe muito importante: é provável que você se apaixone pelo Rudi, um cão bernese que rouba a cena.

Mas confessa pra gente: você também já quis morar numa casa sobre rodas e rodar esse mundão né?

9. Mountain (2017)

Até onde vai seu espírito viajante? Então… alguns vão até o topo das montanhas mais incríveis do mundo. Mountain é um documentário de 1h13 de tirar o fôlego e com uma trilha sonora impecável, tocada por uma orquestra, e uma fotografia de deixar todo mundo arrepiado. Aliás, você vai se comover e vibrar a cada escalada. Eu garanto.

euvouporai-instagram-andre-vulcao

10. Visita ao Inferno (2016)

Não sei se você vai lembrar que, em 2018, o André subiu (e desceu) um vulcão lá na Nicaragua!?!

Pois é inspirada por essa lembrança que te indico o documentário Visita ao Inferno, do renomado cineasta alemão Werner Herzog. O longa é exclusivo da Netflix e conta como uma das mais incríveis forças da natureza é relacionada às crenças de cada região onde está. Parece loucura, eu sei, mas eu juro que é mágico.

11. A Vida em um Dia (2011)

Em 2010, o nosso querido YouTube e uma grande marca de eletroeletrônicos decidiram lançar um projeto muito simples: pessoas de qualquer lugar no mundo deveriam filmar seu dia 24 de julho. Além disso, elas deveriam responder três perguntas e enviar os registros para um canal específico. Assim, em uma semana, os cineastas Ridley e Tony Scott e o diretor Kevin Macdonald receberam mais de 80 mil arquivos, de 192 países, totalizando 4,5 mil horas de vídeo. O resultado? Um filme de 90 minutos que nos conecta ao cotidiano de pessoas do outro lado do mundo.

Talvez provavelmente o meu favorito dessa categoria.

12. 180° South (2010)

Você já parou pra pensar nas mudanças que nós, humanos, obrigamos a natureza a passar nos lugares em que chegamos? Surpreendentemente, esse documentário vai te fazer refletir sobre isso, além de te mostrar a incrível jornada de Jeff Johnson pelo litoral sul-americano em uma viagem do México à Patagônia. Não apenas é uma longa viagem, como também um filme que nos faz perceber e valorizar a imensidão da natureza bruta.



SÉRIES

Por fim, a última categoria da nossa lista de 16 filmes e séries que vão te fazer viajar é, também, a com mais títulos recentes para você desbravar na quarentena. Dessa forma, que tal aproveitar o momento para começar uma série nova?

13. Casamentos extremos (2019)

Você já ouviu falar sobre Destination Wedding? É o nome dado para lugares incríveis para cerimônias de casamento como, por exemplo, Tulum, no México, e Oia, na Grécia. Nessa série, o casal Tim Noonan e PJ Madam viaja para descobrir como homens e mulheres das tribos mais remotas do mundo vivem suas relações, além de explorar suas tradições de casamento. Do mesmo modo, isso também significa colocar o relacionamento deles à prova durante um ano e oito destinos.

euvouporai-turismo-macabro-series

14. Turismo Macabro (2018)

Ok, nessa lista você já leu sobre casamentos, vulcões, viagens de motocicleta e lista de últimos desejos. Se segura na cadeira porque essa série é para quem gosta de coisas bizarras: David Farrier troca o turismo óbvio por coisas que você jamais imaginou ver. O jornalista neozelandês de 35 anos se expõe a situações de perigo e até mesmo que beiram o questionamento do que é moral. Entretanto, o foco dele não é julgar ou condenar as práticas, e sim mostrar a cultura através de uma abordagem sensível e respeitosa. Já pensou fazer um tour pelo local em que Pablo Escobar esteve preso tendo como guia um dos principais assassinos contratados pelo narcotraficante?

15. Amor sobre duas rodas (2017)

Já pensou viajar sem dinheiro e contando só com a gentileza de pessoas que você nunca viu na vida? Porque, nessa série, Leon Logothetis viaja pelo mundo montado em sua motocicleta buscando a bondade da humanidade e oferecendo recompensas inspiradoras. Sem dúvida é uma das séries documentais mais bonitas que eu já vi.

16. Parts Unknown (2013)

Anthony Bourdain, famoso chef de cozinha, escritor e apresentador de tv, viajava pelo mundo atrás de lugares pouco conhecidos para entender mais sobre sua cultura e culinária. Desse modo, Bourdain se conectava com os locais e mergulhava no prazer das descobertas. No entanto, o show, que foi ao ar de 2013 a 2018, foi interrompido por uma fatalidade.


Apesar de existirem mais dezenas de títulos, nossa lista de 16 filmes e séries que vão te fazer viajar chegou ao fim! Mas queremos saber: tem algo para nos indicar? Deixa um comentário aqui!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*