quanto-custa-viajar
Dicas,  Economia na viagem

A melhor forma de levar dinheiro na viagem

Cartão de crédito, dinheiro, cartão de viagem pré-pago… essa foi a maior dúvida na hora de organizar meu mochilão. Pesquisei por muito tempo qual a melhor forma de levar dinheiro na viagem e cada vez ficava mais confusa. Por isso, juntei todas as informações importantes nesse artigo. Para que você não passe pelo sufoco que eu passei!

Quais as formas possíveis de levar dinheiro na viagem?

Vixe, são muitos. Você pode usar cartão de crédito, cartão de débito, cartão pré-pago (como o Visa Travel Money), dinheiro em espécie, cartões de bancos digitais, Moneygram, Transferwise… e se você pesquisar mais um pouco, mais formas vão aparecer.

Essas são as mais comuns e as mais utilizadas, mas é preciso ter alguns cuidados ao escolhê-las. 

Quais taxas eu pago para converter Real em outra moeda?

Minha maior dúvida sobre as formas de pagamento se resume em três letras: IOF. Nunca entendi como isso funcionava ou o que significava, e isso me dava medo. Desmistificando então, IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Ele é pago por pessoas físicas e jurídicas que fazem operações pelo cartão de crédito (isso inclui empréstimos, compra de moeda estrangeira, seguro, etc).

A porcentagem desse imposto varia conforme o tipo de operação. Por exemplo, para enviar dinheiro pro exterior, varia entre 0,38% e 1,1%. Para comprar moeda, cobra-se 1,1%, mas para usar cartão de crédito, débito, pré-pago ou de viagens chega a 6,38%.

Entenda os prós e contras

Cada forma de pagamento tem uma taxa diferente. Para facilitar, criamos essa tabela com prós e contras de cada uma delas.

Cartões

Como você pode ver, as taxas de cartão de crédito e débito são altíssimas! O uso do Western Union como cartão de débito e crédito também acaba chegando as mesmas taxas de 6,38%, bem como os cartões Travel Money. Além disso, existem taxas para fazer a transferência para a conta corrente também, como eu falei ali em cima! A parte boa é que essa é uma das formas mais seguras de levar dinheiro para qualquer lugar.

Já com a Transferwise, o interessante é que a taxa de IOF é bem baixa e a cotação é a do dia, ou seja, se você pagar em euro (exemplo) com o cartão, o valor da cotação é que está em vigência no dia. Infelizmente, você precisa ter um endereço no exterior para receber o cartão, além de ter um limite mensal de recarga via transferência.

Remessa online

A segunda taxa IOF mais alta é da Moneygram (2,6%), mas eles têm um ponto positivo que chamou demais minha atenção: não é preciso ter conta em banco. O dinheiro é enviado via remessa online. O problema é que você precisa ir a uma agência tanto para enviar quanto para receber o dinheiro, além de sua grana passar por duas conversões: de real para euro, por exemplo, e de euro para dólar.

Outras formas

A melhor forma de levar dinheiro na viagem parece ser via banco digital no exterior – se pensarmos apenas na taxa. Você paga 0% de IOF, afinal, você vai fazer tudo online utilizando as taxas de um país estrangeiro. O impeditivo, assim como na Transferwise, é que você precisa ter um endereço no exterior e um passaporte válido para abrir a conta. Além disso, alguns bancos só disponibilizam atendimento em inglês e não possuem escritórios no Brasil, caso você precise de ajuda.

Se você optar por levar dinheiro em espécie, vai pagar uma taxa menor de troca de moeda. Eu fiquei com medo de levar assim e ser roubada, mas ao mesmo tempo, pensei que sou muito perdida com meus gastos e ia acabar perdendo o controle do meu dinheiro. Se você é cuidadoso/a e acredita que vai conseguir ser moderado/a, essa pode ser a melhor forma pra você levar seu cash na viagem.

Agora que você tem todas as dicas importantes para levar seu dinheiro, dá uma olhadinha nesse post aqui… Nele tem vários cupons de desconto que podem ajudar a economizar muito mais que IOF na sua trip.

Pode ser um pouco complicado escolher a melhor forma de levar dinheiro na viagem, mas nós estamos aqui para te ajudar a escolher. Eu tenho certeza que você – assim como eu – preza muito pelo seu dinheiro e pelo bom uso dele, né? Então deixe seu recado ou dúvida nos comentários que nós adoraremos te ajudar!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*