Documentos,  Planejamento,  Viajantes

As 7 etapas da emissão do seu passaporte

Está pensando na sua primeira viagem internacional? Criamos esse artigo pensando em você: um guia passo a passo para emissão do seu passaporte. Esse documento é emitido pela Polícia Federal em postos espalhados por todo o Brasil, mas nós vamos te orientar para que você encaminhe seu pedido sem faltar nada! Anota aí:

1. Reúna a documentação necessária.

  • Documento de identidade: pode ser o RG, a CNH ou até mesmo a Carteira de Trabalho. Se você já tiver um passaporte, pode usar ele como comprovação também. Ah! E se você mudou de nome ao casar, é necessário apresentar a Certidão de Casamento também.
  • CPF: hoje, quase todo mundo já tem o CPF nos documentos de Identidade. Mas se você não tiver, é preciso apresentar o documento original.
  • Certificado de naturalização: se você for naturalizado brasileiro.

Se não for seu primeiro passaporte e você ainda tiver o anterior (válido), é preciso apresentá-lo, pois isso diminui a taxa de emissão do seu passaporte.

Homens também precisam apresentar o comprovante de quitação do serviço militar ou dispensa.

Além disso, recomendo que você consulte sua situação eleitoral para ter certeza que não há pendências ou erro de digitação nos seus dados cadastrais na base eleitoral. Se houver, é importante você regularizar antes de dar continuidade ao processo de emissão do seu passaporte, pois o sistema faz uma consulta automática para verificar as irregularidades antes de você agendar seu atendimento, ok?

situacao-eleitoral-cpf

Se na página de agendamento não houver nenhuma mensagem de divergência, você não precisa apresentar nenhum documento que comprove sua situação. E também não precisam apresentar documentos idosos que tinham 70 anos ou mais na última eleição e brasileiros não alfabetizados.

Para entender melhor como agir em casos de mensagem de divergência ou irregularidades, acesse o site da Polícia Federal ou clique aqui.

Para menores de 18 anos, outras informações precisam ser verificadas antes de solicitar o agendamento de solicitação de passaporte. Você pode ver quais são aqui

2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal.

Você precisa preencher um formulário super rápido e simples dividido em quatro telas. “Mas porque preencher só depois de reunir os documentos?” Porque você precisa informar seus dados de forma mais correta possível a fim de agilizar o processo no dia do atendimento presencial. 

Se você acha que pode ter preenchido algo no formulário de forma incorreta, tudo bem! No dia do seu atendimento, informe o atendente, pois ele vai te ajudar a corrigir essas informações.

3. Pague a taxa de emissão.

Após o envio do formulário, o boleto e o número do seu protocolo serão emitidos. A orientação do site da Polícia Federal é que você espere – pelo menos – uma hora antes de pagar o boleto, para que ele seja registrado nos sistemas bancários.

A taxa de emissão do seu passaporte é de R$ 257,25 (atualizado no site da Polícia Federal em 23/01/2020), pode ser paga em em qualquer banco, aplicativo ou lotérica, mas pode levar até 72h para ser compensada.

unsplash-documentos-pagamento-boleto

A Polícia Federal também recomenda que não seja feito o agendamento do pagamento, afinal, você só poderá passar para a próxima etapa após a compensação bancária desse boleto.

4. Agende seu atendimento.

Tudo certo com o pagamento da sua taxa? Show! Hora de agendar a data do seu atendimento presencial na Polícia Federal. Para isso, você precisa ter em mãos o número do seu CPF e do Protocolo gerado lá quando você pagou a taxa, além de preencher sua data de nascimento.

Ao clicar em “Prosseguir”, portanto, o sistema te indicará as cidades e postos disponíveis que possuem datas e horários para você fazer o agendamento. Depois, encha seu quarto de post-it, anote a data na sua agenda e marque ela no seu calendário virtual! Não esqueça da data e do horário, porque se você não comparecer ou faltar algum documento, só pode reagendar duas vezes a cada 30 dias.

agendamento-atendimento-presencial-passaporte

5. Atendimento presencial em um posto da Polícia Federal.

Agora falta pouco para você ter seu passaporte! No dia, horário e local agendado, apresente os documentos que falamos ali em cima no item 1. Por via das dúvidas, leve o comprovante de pagamento da guia também… Melhor pecar no excesso que na falta, né?

Eu recomendo que você chegue uns 15 minutos antes do agendado e já vá sem acessórios, pois vão pedir para que você tire… brincos piercings, óculos, tiara… Vai ter foto! E além dela, serão conferidos seus documentos e coletadas suas impressões digitais. Ao final do procedimento e conferência de todas as informações e você receberá um protocolo de retirada do documento.

Mas, se você tem alguma urgência na emissão do seu passaporte, é muito importante que leve algum comprovante no dia da solicitação presencial. 

6. Consulte o andamento da sua solicitação.

Tudo certo! Agora é aguardar… a retirada do passaporte pode ser feita a partir de  seis dias úteis. Mas se você é como eu e não agueeeeeenta a ansiedade, pode ir consultando o andamento do seu pedido.

7. Retire seu documento!

Voilá. Tudo pronto! Cooooorre pra Polícia Federal e apresente o seu protocolo de retirada! Mas VOCÊ é quem precisa fazer essa retirada, ou seja, nada de pedir pra mãe ir buscar, ta bem?

A entrega é feita por ordem de chegada, mas se você não retirar o passaporte em até noventa dias, o documento é cancelado.

passaporte-brasil-documento-unsplash

É fácil e rápido emitir seu novo passaporte, mas é importante você ficar atento às informações fornecidas e à data e local de agendamento do atendimento presencial, ok?

E para ajudar ainda mais, segue uma sequência de perguntas frequentes sobre a emissão do passaporte:

Qual a validade do meu passaporte?
Para maiores de 18 anos, o passaporte tem 10 anos de validade. Para outras idades, você pode consultar aqui.

Precisa de um determinado tempo de validade do passaporte para entrar em alguns países?
Alguns exigem que o documento tenha uma validade mínima a partir da data de entrada no país. Por exemplo, para entrar na Suíça, você precisa ter um passaporte com, pelo menos, três meses de validade após a data de saída do país ou do Espaço Schengen.

Quais países exigem passaporte brasileiro para entrar?
Todos, exceto Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses lugares não exigem passaporte para entrada em caso de turismo. Mas em casos de trabalho ou estudo o passaporte é exigido. Você pode saber mais no site da Polícia Federal.

Perdi, estraguei, extraviei ou roubaram meu passaporte. E agora?
Revira tudo! Confere se você não esqueceu no check-in do hotel ou se não caiu no bolso furado da mala… Achou? Ótimo. Agora guarda em um lugar que tu não perca de novo.

Não achou? Ok. Se você estiver no Brasil, vá até um posto da Polícia Federal com os documentos que falamos ali no item 1. No entanto, se você foi roubado, leve também o Boletim de Ocorrência e solicite outro passaporte.

unsplash-documentos-passaporte

Agora, se você está em outro país, preste atenção: você precisa comunicar as autoridades locais e fazer um Boletim de Ocorrência. Após isso, vá até o Consulado Brasileiro no país em que você está e solicite um novo passaporte, mas não esqueça de apresentar o BO.

Posso ter um passaporte extra para caso de perda, roubo ou extravio?
Não… Você só pode ter um passaporte válido de cada vez. Eu tive esse medo na minha trip também, então fiz cópias autenticadas em cartório de todos os meus documentos e guardei em um lugar seguro na mala. Se algo acontecesse e eu precisasse solicitar outro passaporte, já tinha tudo à mão.

Achei, mas já solicitei outro. Posso seguir usando esse?
Nãoooo. Quando você faz o Boletim de Ocorrência, um alerta é emitido para o mundo inteiro dizendo que esse seu passaporte não tem mais validade nenhuma. Você precisa aguardar a emissão do novo passaporte.

Acabaram as páginas do meu passaporte, e agora?
Que chique! Sempre quis ser a Gloria Maria e ter 16 passaportes cheinhos de carimbos… Mas quando um acaba, é preciso solicitar outro e, nesse caso, levar o que está cheio para que os atendentes no posto da Polícia Federal ou no Consulado Brasileiro possam conferir.

passaporte-carimbos-paginas-unsplash

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*