unsplash-arrivals-and-departures
Dicas,  Economia na viagem,  Passagens aéreas

Como conhecer dois destinos pelo preço de um só

Enquanto pesquisava minhas passagens para o mochilão, descobri uma possibilidade incrível, que nunca tinha ouvido falar, mas que poderia me proporcionar a facilidade de conhecer dois destinos pelo preço de um só. É quase um pague 1 leve 2, mas de destinos: o stopover.

Parece até pegadinha, mas não é! Vamos te explicar direitinho como funciona para que você possa utilizar já na sua próxima viagem, ok? Bora!

O que é um stopover?

Stopover nada mais é que uma parada que te permite desembarcar, sair do aeroporto e passar um ou mais dias na cidade de conexão. Eu embarquei pela TAP para Barcelona, com a possibilidade de um stopover em Lisboa por até 5 dias! Ou seja, dois destinos pelo preço de um só!

Quem pode fazer?

Todo mundo que tiver uma escala ou conexão nacional ou internacional! O detalhe é que precisa sempre ser contratado no momento em que você compra sua passagem, ok? Algumas empresas cobram taxas por isso, enquanto outras oferecem como um benefício adicional ou como uma promoção de voo internacional. É a facilidade de conhecer mais lugares pelo preço de um só

Como fazer um stopover?

O processo de conhecer dois destinos pelo preço de um só é simples, mas você precisa ter cuidado ao escolher para que não corra o risco de perder o seu voo de saída da cidade. Esteja atento aos seguintes passos:

  1. Escolha sua origem e destino final: saiba onde será seu último desembarque  e pesquise todas as possibilidades de parada até lá.
  2. Pesquise passagens com stopover: alguns sites já te oferecem a opção de stopover, mas outros não. A melhor forma de encontrar é usando sites de busca, como os listados nesse post. Outra forma de fazer um stopover é buscando por escalas longas. Meu voo de volta para o Brasil (saindo de Barcelona) fez uma conexão de 16h em Lisboa, por exemplo.

Muitas companhias aéreas oferecem stopover na capital de seu país-sede: a Lufthansa oferece stopover em Frankfurt, a Air France em Paris, e assim por diante. No site da TAP, o  banner rotativo da página inicial já anuncia a possibilidade de stopover em Lisboa.

Quando você marca a opção “Stopover” no buscador, ele abre ainda mais opções do que o normal. Você pode fazer uma conexão em Lisboa ou Porto.

Posso usar milhas?

Talvez sim, talvez não. Algumas companhias aéreas não disponibilizam essa informação de forma fácil no site. A melhor maneira de saber é entrando em contato com cada uma pela central de atendimento. Melhor que ter surpresas de última hora né? 

Quais as desvantagens de um stopover?

A facilidade de conhecer dois destinos pelo preço de um só tem um preço: paciência. Nem sempre você vai encontrar seu stopover perfeito de primeira, mas não desista! É importante continuar pesquisando e observando os preços e roteiros que mais encaixam com seu planejamento.

Outra desvantagem é que nem sempre isso sai de graça. Algumas companhias aéreas cobram uma taxa para isso, o que torna o stopover mais caro que a própria conexão. 

Ah! E mais dias em conexão são menos dias no seu destino final… Pense bem se é isso que você está buscando.


Mas a vantagem econômica e a possibilidade de fazer um passeio cultural com outro lugar, ao meu ver, é muito maior que as desvantagens. O que seria uma conexão cansativa em um aeroporto acaba se tornando uma oportunidade de conhecer um novo destino, viver um pouco da cultura e das tradições da população e, talvez, até se surpreender.

Nossos comentários estão sempre abertos para que você tire suas dúvidas, faça sugestões ou converse com a gente! Deixe seu recado!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*