Descontos,  Dicas,  Planejamento,  Seguro Viagem

“Eu preciso fazer um seguro viagem?”

Sim!!! Fazer um seguro viagem é fundamental para você embarcar para qualquer destino. Agora, você deve estar se perguntando “mas Geovanna, eu tenho plano de saúde/seguro do meu cartão de crédito, é suficiente?” ou então “mas eu nem vou usar, por que preciso fazer?”. 

Eu já me fiz essas perguntas e tenho certeza que o André e os demais viajantes desse mundão também. Certamente, todos chegaram à mesma conclusão: é preciso fazer um seguro viagem. E eu quero te explicar por quê.

Por que contratar um seguro viagem?

O mais importante é a cobertura para serviços de saúde, sem dúvida. Mas o seguro viagem tem mais benefícios além desse. Por exemplo:

  • Extravio de bagagem;
  • Acompanhamento de menores;
  • Orientação para como proceder em casos de perda de documentos e cartão de crédito;
  • Cobertura em caso de cancelamento de viagem;
  • Assistência Jurídica;
  • Entre outros.

Mesmo que você já tenha viajado e não precisou do seguro ou vai fazer algum roteiro que considera “livre” da possibilidade de usá-lo, você deve investir nisso.

O André viajou por dois anos e sempre com seguro. Isso salvou ele em alguns perrengues que não estavam nos planos, como:

Foi literalmente salvo pelo seguro! Mas, além disso, o seguro viagem é obrigatório para entrar em alguns países. Confira aqui quais são.

Vale a pena usar o seguro do cartão de crédito?

Em matéria de 2018, a Revista Exame explica que isso depende e que é necessário entender os prós e contras tanto do seguro contratado como do seguro disponível pelo cartão. Primeiro, por que não são todos as categorias de clientes de cartão de crédito que têm essa vantagem. Segundo, porque as que têm podem apresentar algumas limitações no seu uso. 

seguro-do-cartao-de-credito-unsplash
Imagem: Unsplash

Quanto custa um seguro viagem?

Meu medo quando decidir viajar era que o valor do seguro viagem fosse exorbitante. Fazendo algumas pesquisas, fiquei preocupada em pagar para não usar e cogitei não contratá-lo. Na época, eu não tinha ideia de que existia um médico do viajante e meus amigos chegaram a dizer que “não ia dar em nada” se eu não tivesse um seguro.

Ainda assim, eu decidi fazer um orçamento no site do Seguros Promo para matar minhas curiosidades. Preenchi o formulário com todas as informações da minha viagem e, 5 minutos depois, recebi a ligação de uma das consultoras do site. Eu expliquei para ela todos os meus receios, que essa era minha primeira viagem internacional longa, que eu levaria só uma bagagem de mão (mochilão de 40L) e, principalmente, que precisaria parcelar minha compra dependendo do valor.

Na mesma ligação, ela me ofereceu um desconto para qualquer seguro que eu decidisse contratar, me tranquilizou e me indicou o melhor seguro para minha situação. Contratei, então, o da Assist Trip, e me custou R$ 634,40.

Esse seguro valeu do dia 21/08/2019 (data do meu embarque no Brasil para a Europa) ao dia 31/10/2019 (data do meu desembarque de volta no Brasil) e minha apólice cobria desde danos à mala despachada até seguro por morte acidental. Por fim, foram 70 dias de viagem e eu passei por 7 países. 

Então, respondendo à sua pergunta de “Quanto custa fazer um seguro viagem?”, digo que varia. Vai depender de quais países você vai conhecer, de quanto tempo vai ficar viajando, quais atividades você pretende fazer nesses lugares, etc.

Existe seguro viagem para destinos nacionais também?

Sim, existe. Mas ele não é obrigatório como para viagens internacionais. Muitas vezes o plano de saúde tem cobertura nacional e, assim, você pode usá-lo em outros estados brasileiros. Mas é interessante contratar o seguro por segurança, afinal, você não está isento de ter a bagagem extraviada ou até de precisar de uma cobertura por cancelamento da viagem. 

A prática de esportes também é um motivo para contratação de seguro viagem. Portanto, pesquise empresas que façam seguros no Brasil.

Se você está pesquisando um seguro para sua viagem, use nosso cupom de desconto clicando aqui ou inserindo o código EUVOUPORAI5 ao comprar. Para mais cupons, acesse aqui.

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*