google-travel
Dicas,  Hospedagem,  Passagens aéreas,  Planejamento,  Viajantes

Google Travel: o facilitador do Google para qualquer viajante

Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil. Mas e se eu te disser que o Google resolveu facilitar nossa vida de viajante? O Google Travel é uma junção do Google Flights, Google Trips (que já não existe mais) e buscadores de hospedagem em um só lugar.

Abre uma nova guia no seu navegador e vamos juntos testando as novas funcionalidades do site. Vem comigo!

Tela inicial do Google Travel

Sim, a tela inicial do Google Travel é bem parecida com a do Google Fligths. Isso acontece porque elas estão conectadas. Ali no canto esquerdo, você pode observar que tem um link para o buscador de voos, certo? Também há um botão para o Travel na página do Flights.

Para a quarentena, foi inserida uma caixa de aviso sobre o coronavírus, explicando que a doença pode afetar a sua viagem e direcionando o usuário para a página do Ministério da Saúde com o fim de trazer mais informações para os visitantes da página. 

A partir daí, acho interessante você fazer login no site, porque, assim, você tem acesso a sugestões do Google para sua viagem de acordo com seus interesses e gostos. Por exemplo, para fazer o artigo sobre 10 destinos nacionais para visitar quando a quarentena acabar, precisei fazer algumas pesquisas. Agora, quando acesso o Google Travel, minhas sugestões estão relacionadas aos lugares que estudei no outro dia.

Ao clicar em “Continuar planejando” em um desses destinos, você é direcionado para uma página de possível viagem, em que é possível ver o Cronograma da Viagem dividido em “Como chegar ao destino”, “Estadia” e “Enquanto estiver no destino”. Só para exemplificar, ele sugere o voo mais barato e também permita que você gerencia suas reservas de hospedagem nessa tela. Além disso, em “Enquanto estiver no destino”, você pode pesquisar coisas legais para fazer, eventos na proximidade e até restaurantes .

No fim da página, o Google sugere matérias e reportagens (que você já tenha acessado ou não) sobre o local para você ter mais informações.

Criar uma nova viagem no Google Travel

Mas vamos supor que eu quero conhecer algum lugar que não aparece como sugestão… Que tal uma dobradinha Rio de Janeiro – Vitória? Para iniciar essa viagem, é preciso voltar à tela inicial e clicar em “Criar uma viagem”, abaixo das informações sobre o Covid-19.

Ao clicar, você terá acesso a um formulário em que vai preencher o nome do lugar que quer visitar e as datas. Assim, fiz uma simulação para viajar em outubro, começando por Vitória, no Espírito Santo, e depois seguindo para o Rio de Janeiro. Observe:

Ao salvar, é possível fazer as pesquisas sobre voos, estadias e atividades em cada local. A busca por hoteis é feita também no próprio site do Google Travel, mas as reservas são direcionadas para a agência responsável por cada um dos hoteis. Mesmo as reservas feitas por outros buscadores ficarão salvas no Google Travel desde que você utilize o mesmo e-mail para fazer login em ambos os sites, como eu fiz. Confere só:

Reproduzi aqui só um pedacinho da minha página, mas para que você possa ver que ficaram salvas as reservas tanto de hostel quanto de voos de meses atrás. Ao clicar em cada reserva, tenho acesso ao endereço de cada uma delas e o código de confirmação que foi gerado no ato da reserva.

Explorando lugares

Se você voltar à página inicial e clicar em “Explorar”, no menu do lado esquerdo da tela, você pode digitar o nome das cidades que quer visitar e ele te sugere não só pontos turísticos a conhecer como também sugestões de planos do dia. Inclusive, é possível conferir qual a melhor época para viajar para cada cidade e a previsão do tempo prevista para os dias em que você estará por lá. 

Antigas funções

  • Você ainda pode seguir rastreando voos. Como o Google Travel é vinculado ao Google Flights, acessando qualquer um dos dois é possível ativar o alerta de preços de voos.
  • Ao pesquisar “O que fazer em” no buscador do Google, você segue sendo direcionado para o site. Entretanto, no momento, há um aviso na página de resultados com relação ao Coronavírus. Olha só:

Testei para outros lugares além de Paris e todos mostraram esse aviso de restrição de viagem. O link, como você pode ver, direciona para uma página oficial do governo do país que você quer visitar.

  • Uma diferença agora é que o Google Travel não possui mais a versão de aplicativo como o antigo Google Trips. Você só consegue fazer tudo isso que falamos até agora via navegador. Mas isso não torna o acesso mais difícil, ok?

Vantagens para o viajante

Além de ter todas as informações e reservas da sua viagem reunidas em um único lugar, o Google Travel facilita sua busca por novos destinos, traz muitas informações sobre cada lugar que você busca visitar e até te sugere roteiros prontos para as cidades. Ou seja, faz com que você tenha total controle sobre sua viagem.

Dentre os benefícios, acho importante destacar, também, as informações sobre o Covid-19 no mundo todo, enfatizando para o viajante que não embarque para o destino (principalmente internacional) em determinado período.

Por fim, é muito importante que todos nos mantenhamos em segurança, e não viajar é uma forma de evitar que o vírus se espalhe. Aproveite o tempo livre para construir e planejar seu próximo roteiro. E no que precisar, conte com a gente!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*