forbes-transferwise
Câmbio,  Dicas,  Economia na viagem,  Planejamento

Transferwise: o adeus às fronteiras do seu dinheiro

Você ainda não entendeu porque mais de 6 milhões de pessoas estão usando a Transferwise? A gente te explica! Mas já te adianto: você está prestes a dar adeus às fronteiras do seu dinheiro.

Como já falamos aqui no site, existem diversas formas de levar dinheiro para a sua viagem, mas é a Transferwise que vem se transformando na queridinha da galera movimentando mais de 5 bilhões de euros por mês com transferências internacionais.

O que é a Transferwise?

Tentando simplificar as transferências de dinheiro entre contas bancárias de diferentes países, dois estonianos criaram a Transferwise, uma empresa focada em facilitar a vida do viajante, fazendo com que as fronteiras do seu dinheiro deixem de existir. Assim, é possível transferir dinheiro online sem pagar taxas absurdas.

Como funciona?

A Transferwise faz você economizar dinheiro e tempo, já que minimiza as burocracias do câmbio e, ao mesmo tempo, permite que você utilize diferentes tipos de moedas. O esquema funciona da seguinte forma: você faz uma transferência local da sua moeda para a conta da Transferwise. Quando recebem esse dinheiro, eles enviam o valor ao destinatário na moeda dele, a partir de um escritório da Transferwise próximo a esse local. Fácil né?

Para abrir sua conta também é. Segue o passo a passo:

  1. Crie um perfil gratuito com e-mail e alguns dados pessoais. 
  2. Depois, você clica em “enviar dinheiro” para acessar a calculadora de câmbio.
  3. Selecione a moeda de origem e de destino para visualizar a taxa cobrada pela Transferwise e, também, o câmbio médio do momento.
  4. Preencha os dados bancários de quem vai receber o dinheiro e confira se está tudo certo antes de selecionar a forma de pagamento que você vai utilizar.

E pronto! Depois disso, a Transferwise cuida do seu dinheiro e da entrega ao destinatário. Essa captura de tela abaixo representa o passo a passo da transferência:

Você define a quantia e a moeda de pagamento, informa seus dados, os dados do beneficiário, confere se está tudo ok e informa o método de pagamento! Facinho facinho. Pode dizer bye bye para as fronteiras do seu dinheiro.

Mas e o cartão da Transferwise? Como faço?

Se você estiver indo viajar ou quer solicitar um cartão de débito, é possível, sim! O único obstáculo é: você precisa ter um endereço na Europa ou nos Estados Unidos para receber o cartão. 

Você pode saber mais sobre o cartão aqui.

Eu fiz o seguinte: minha primeira parada era em Barcelona. Como uma amiga iria me hospedar, pedi que ela recebesse o cartão por mim algumas semanas antes de eu desembarcar lá. Assim, quando cheguei, meu cartão já estava me esperando. Eu só precisei desbloquear ele com o aplicativo e sair usando!

Quais são os métodos de pagamento da transferência?

  1. TED: ao escolher essa forma de pagamento, as instruções aparecerão na tela para que você gere o TED. Não é possível pagar via depósito bancário ou DOC, então cuidado ao iniciar o procedimento, ok?
  2. BOLETO BANCÁRIO: confira com seu banco qual o limite de pagamento de boleto. Se o valor for alto, pode ser que você precise ir até uma agência para pagá-lo, mas, se não for, você consegue liberação em até 48h.
  3. No Brasil, ainda não é possível pagar via cartão de crédito ou débito.

A Transferwise é segura?

Sim! No Brasil, todas as transações são reportadas ao Banco Central e todas as taxas são declaradas à Receita Federal. Além disso, a empresa presta todo o suporte necessário para os clientes onde quer que eles estejam e em Português.

Sem contar que é muito mais seguro você andar com um cartão do que com notas, né? Por isso, eu me apaixonei pela facilidade de usar o cartão, que é aceito em quase todos os países e estabelecimentos por ter bandeira MasterCard.

Quanto tempo leva para eu receber o dinheiro? Qual meu limite?

Meu maior medo enquanto viajava era que as minhas transferências demorassem demais para cair na conta e eu acabasse ficando com dinheiro. Mais um dos motivos para eu ter optado pela transferwise para pagar praticamente tudo na minha trip foi que eles levam de 4h a 2 dias para processar a transferência. É muito rápido e seguro, considerando ser uma transferência internacional. É por isso que a Transferwise vendo sendo responsável pelo fim das fronteiras monetárias.

O limite sem necessitar apresentar documentos adicionais é de R$50 mil por ano ou R$9 mil por mês. Caso você alcance ou passe desse limite, a Transferwise pode solicitar algumas comprovações para encaminhar ao Banco Central

Quais as taxas da Transferwise?

Desde que voltei da viagem, em novembro, a pergunta que eu mais escuto é: “é melhor levar dinheiro ou cartão?”,“Se eu optar pelo cartão, as taxas são muito altas?”. As respostas são: cartão e NÃO!

As tarifas cobradas pela Transferwise são aproximadamente 8x menores que as de bancos comuns. Além disso, o cliente sabe o que está pagando, pois eles fazem questão de mostrar antes de fazer a transferência. 

Outras informações importantes:

  • A Transferwise ainda não realiza transferências de ou para contas empresariais no Brasil. Em outros países, isso se tornou possível em outubro de 2019, então acredito logo será possível para brasileiros também, né?
  • Você não pode utilizar o cartão da Transferwise no Brasil por enquanto, mas acredito que, em breve, a empresa estará rompendo as fronteiras do seu dinheiro por aqui também!
  • A Transferwise não tem uma agência física, mas possui um canal de atendimento em português do Brasil. Você pode tirar suas dúvidas na Central de Suporte ou entrar em contato com eles via telefone ou e-mail. O atendimento é super esclarecedor e o atendente não desliga enquanto você não resolver todas as suas dúvidas (experiência própria hehe).
  • Clique aqui para fazer a sua conta e ganhar a primeira transferência sem nenhuma taxa adicional.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de post? Escreve pra gente aqui nos comentários!

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*