Economia na viagem,  Hospedagem,  Planejamento

Tudo o que você precisa saber sobre Hostel

Se você gosta de viajar ou está planejando sua primeira viagem, sem dúvida já ouviu ou leu essa palavrinha. E chegou a hora: tudo o que você precisa saber sobre Hostel está aqui!

A tradução fiel de Hostel seria Albergue, mas aqui no Brasil, nós conhecemos os Albergues como abrigos cedidos por órgãos do governo ou entidades para abrigar – por determinado período – pessoas que vivem nas ruas.

Mas para nós, viajantes, Hostel é sinônimo de conexões com outras culturas a baixo custo. 

Qual a diferença entre hotel e hostel?

Hotel é a forma mais comum de hospedagem. De acordo com a Legislação Brasileira, é um estabelecimento com vários quartos (em sua maioria para uma ou duas pessoas) e diversos serviços para os hóspedes a um custo médio.

Já a principal característica que você precisa saber sobre hostel é a possibilidade de se hospedar em quartos compartilhados (eu já vi até 14 pessoas!), usufruir de banheiro compartilhado e pagar menos que em um hotel. Contudo, a maioria de seus espaços são de uso comum e os serviços são um poucos mais simples.

Você precisa saber sobre Hostel: quais tipos existem?

Activity/Aventure Hostel

Se você curte uma boa aventura, esse é o Hostel perfeito para você. Localizados, geralmente, próximos a áreas que permitem atividades ao ar livre – como rapel, surfe, esqui, etc. -, essas acomodações disponibilizam ou alugam equipamentos de acordo com o esporte “famoso” da região. Em alguns, você pode até fazer aulas com instrutores do próprio hostel.

Boutique Hostel

Parecido com o Design Hostel, a diferença dessa hospedagem é que é um pouco mais luxuosa. Há um investimento maior em conforto e design, podendo haver piscina, sala de jogos e ambientes mais descontraídos. O café da manhã é mais completo, então, o Boutique Hostel oferece um pouco mais de luxo aos viajantes, tendo quartos com menos camas e um atendimento mais personalizado.

saber-sobre-Hostel-EUA
Native Austin – Austin, EUA

Cheap Hostel

O próprio nome já diz: é o hostel barato. Perfeitos para quem quer economizar, esse tipo de hostel possui foco nos quartos compartilhados. Assim, por serem mais baratos, nem sempre são localizados no centro da cidade ou tem as melhores instalações. Leia as avaliações antes de reservar!

Design Hostel

Marcados pela decoração clean e moderna, esse tipo de Hostel é um dos mais conhecidos pelos brasileiros, mesmo que não tenham tantos ainda no Brasil. O foco dessa acomodação é praticidade e funcionalidade: tem tomadas e luz em cada cama, etc.

Eco Hostel

Esse tipo de hospedagem tem grande preocupação com sustentabilidade, tanto com relação ao meio ambiente quanto à forma de administração do espaço. Com a finalidade de ser um espaço mais voltado à natureza, pode promover atividades ou disponibilizar momentos ao ar livre.

Historic Hostel

O nome já é autoexplicativo: esses hostels têm ligação histórica e cultural com a cidade em que estão. Alguns podem até organizar festas e eventos em seus aposentos, já que são, em sua maioria, casarões, conventos e até castelos.

Party Hostel

O mais agitado da lista é, também, perfeito para quem quer conhecer gente nova. Aliás, esse tipo de acomodação costuma organizar festas e eventos para integrar os hóspedes e, alguns, até recebem público de fora do Hostel.

Tipos de quarto

Dormitórios

Você precisa saber sobre Hostel: eles são famosos pelos seus dormitórios compartilhados, em que se acomodam de 4 a 16 pessoas. Assim, quanto mais gente no quarto, menos você paga pela acomodação. Neles, você pode encontrar as mais diferentes camas: cápsulas, beliches comuns, camas de casal, etc. Assim também, é muito comum que, no dormitório, cada cama tenha sua luz de leitura, tomada e uma cortina para lhe dar privacidade. Ah! E dependendo do Hostel, você também pode optar por um quarto apenas com mulheres, homens ou misto, portanto, confira antes de reservar.

Quartos privados

Não são tão comuns quanto os dormitórios, mas também é possível encontrar quartos privativos em Hostel. Eles são mais caros e acomodam de uma a 3 pessoas, podem ou não ter banheiro próprio, mas seguem tendo um custo menor que um quarto de hotel. 

Cocomama – Amsterdam, Holanda

Benefícios de se hospedar em hostel

SEGURANÇA

Muitas pessoas pensam que não é seguro se hospedar em Hostel. Mas é. Hoje em dia, a maioria dessas hospedagens possui até um locker (armário com cadeado ou fechadura com cartão magnético) próximo a sua cama, para que você possa guardar sua bagagem ou seus pertences de forma mais segura. Além disso, é muito comum o controle por câmeras.

CUSTO-BENEFÍCIO

Pensa comigo: você está indo fazer uma viagem para um lugar novo, certo? Porque você vai pagar caro por um quarto de hotel que você vai usar só para dormir? Em Hostel, você paga um preço justo por uma acomodação confortável, segura e que vai te dar oportunidades.

CONEXÕES

Para mim, essa é a melhor coisa de um Hostel: me conectar com as pessoas que lá estão. Conhecer culturas, línguas e personalidades completamente diferentes do que eu estou acostumada. Assim, você pode fazer amizades que durarão muito mais que a sua viagem. E tudo bem se você não fala inglês.

conexoes-andre-barcelona
André com novos amigos em Barcelona.

INSTALAÇÕES

Quando eu cheguei no terceiro país do meu mochilão, tudo que eu queria era uma comidinha caseira. Claro, comi muito bem antes, mas um arroz e feijão tem seu valor, né, brasileiro? Algo que você precisa saber sobre Hostel é que, ao contrário do hotel, você pode cozinhar sua comida, pode jantar no terraço (quando há), usar o computador ou o wi-fi, relaxar na sala com seus novos amigos, entre outras possibilidades.

OPORTUNIDADES

Você já pensou em ir para um Hostel querendo só curtir sua viagem e acabar conseguindo um emprego no lugar dos seus sonhos? Ou então conseguir um passeio gratuito por estar hospedado naquele lugar? E se eu te disser que você pode, inclusive, ir para um open bar em um barco se estiver no lugar certo?

Por fim, estar hospedado em um hostel pode te abrir muitas portas: você pode aprender uma língua nova, um esporte diferente, fazer amigos, networking, conseguir um emprego, fazer worldpackers… Ih, a lista é infinita!

Desvantagens desse tipo de acomodação

  1. FALTA DE PRIVACIDADE

Ao contrário do hotel, o Hostel te dá menos privacidade. Nesse sentido, se você não gosta muito de conviver com estranhos, talvez seja melhor tentar um quarto privado ou buscar um hotel com custo menor.

  1. SERVIÇOS

Os serviços de um Hostel também são um pouco mais restritos. Apesar de alguns oferecerem café da manhã incluso no valor, não há serviço de quarto para alimentação, por exemplo. Antes de reservar, esclareça por quais serviços você está pagando.

Primeira vez na acomodação? O que você precisa saber sobre Hostel

  1. Leia antes de reservar: atente-se aos menores detalhes antes de fazer sua reserva. Mas, se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a acomodação.
  2. Use cupons de desconto: reserva com descontinho sempre é bem-vinda né?
  3. Leve sua toalha de banho: a maioria dos hostels cobra pelo aluguel de toalhas.
  4. Kit higiene: são raras as hospedagens desse tipo que oferecem esse serviço. Sendo assim, não esqueça de levar seu próprio sabonete, pasta de dente, shampoo, etc.
  5. Tenha sempre um cadeado na mochila: pode ser que o seu locker precise ser fechado com cadeado e, se você já tiver, não será necessário pagar pelo aluguel de um no hostel.
  6. Não esqueça os fones de ouvido: é, amigos, nem tudo é perfeito, e o barulho em quarto de hostel é grande. Roncos, bagunça, barulho da rua… Portanto, garanta uma boa noite de sono com fones de ouvido ou protetores auriculares.

Nós aqui do site amamos um hostel. E você?

Avatar

26 anos, RP, se sente em casa em qualquer lugar. Acredita que ser positiva e sorrir pode abrir muitas portas pelo mundo, além de fazer bem pra alma. Do bate-volta ao mochilão, o importante é viver intensamente! Instagram @geovanna.k

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*