fbpx
Curiosidades

Destinos perigosos para turistas: Veja 10 locais com riscos extremos!

Destinos perigosos para turistas

Viajar e fazer turismo são, para muitas pessoas, atividades de relaxamento, cultura e diversão. Contudo, existem aqueles lugares que são considerados perigosos, mas que os turistas seguem visitando ano após ano. Assim, na leitura a seguir, vamos trazer 10 destinos perigosos para turistas, espalhados pelo mundo e pelo Brasil, que apresentam atrativos de tirar o fôlego e riscos consideráveis, mas que continuam sendo visitados. Confira! 

Muitas pessoas decidem realizar turismo no intuito de descansar e ter uma experiência sem muitos percalços. Porém, algumas se sentem atraídas pelo perigo, e resolvem encarar uma série de destinos e atividades que possam oferecer algum risco. Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo, com 10 destinos perigosos para turistas, mas que seguem atraindo milhares de pessoas ano após ano!

Para isso, trouxemos diversas opções de perigos, tanto aqueles que envolvem riscos de violência urbana, quanto aqueles perigos da natureza, como escaladas e vulcões em atividade. É uma lista que abrange o Brasil e o mundo, então, você poderá decidir quais dessas atividades você gostaria de fazer localmente ou no exterior!

Ainda, não perca tempo e confira alguns outros sobre viagens que já publicamos no nosso blog, como:

Agora, depois de pegar essas outras dicas, continue a leitura para descobrir todos esses 10 destinos perigosos para turistas que selecionamos para aqueles turistas mais corajosos! Aproveite!

Países perigosos

A seguir, falaremos sobre alguns destinos perigosos para turistas que podem apresentar certos riscos físicos para aqueles viajantes que desejam ingressar em suas fronteiras.

O turismo para esses países não é proibido, porém, deve ser realizado de maneira cautelosa, uma vez que esses podem oferecer perigos à integridade física desses viajantes, seja por guerras, seja por violência extrema.

Assim, confira abaixo alguns desses países que selecionamos para você!

Afeganistão

A situação política e econômica dessa nação asiática tem se tornado insustentável para muitas pessoas, com muitos de seus habitantes até mesmo preferindo sair do país em busca de uma vida mais segura.  O principal fator de insegurança no país é com relação ao terrorismo, um problema que o Afeganistão vem enfrentando desde a década de 1970.

Porém, devemos destacar que esse país apresenta uma história fascinante, uma natureza linda (com montanhas e desertos) e uma rica cultura, o que ainda atrai uma série de pessoas para conhecer esse país.

Palestina

A Palestina é um Estado de cultura milenar, com muito a oferecer aos seus visitantes, entre praias e desertos. Porém, esse país atravessa um confronto que dura mais de 70 anos, devido a seu atrito com o Estado de Israel. 

Esse conflito é extremamente complexo, e não nos cabe discuti-lo aqui nesse artigo, uma vez que envolve uma série de questões políticas e religiosas muito sensíveis. Porém, podemos dizer que esse é um Estado com diversos atrativos e que poderia ter o seu potencial melhor explorado.

Contudo, a constante ameaça de atentados, como carros-bomba, bombardeios e violência entre palestinos e israelenses (com ação policial, muitas vezes), faz com que esse Estado se mostre um tanto quanto inseguro para diversos turistas.

Ucrânia

A Ucrânia é um país do leste europeu que possui muitos atrativos a serem conhecidos e descobertos. Esse país possui áreas de estepes amplas e lindas, um folclore tradicional super interessante, além de igrejas e templos ortodoxas fantásticos.

Porém, desde o começo de 2022, esse país vem atravessando  um longo período de guerra com a sua vizinha Rússia.

Esse conflito, que envolve diversos fatores históricos, políticos, econômicos e sociais, é extremamente complexo e ainda não se encontrou uma solução para pôr um fim nessa triste página da história desse país.

O país inteiro vive sob a ameaça de bombardeio e conflito armado, porém, especialmente a capital Kiev  e as regiões localizadas no leste do país são as mais perigosas, tendo inclusive o seu espaço aéreo sido restringido por diversas empresas aéreas mundiais.

Líbia

Esse país do norte da África atravessou um  período de grande prosperidade durante o início dos anos 2000. Contudo, com a chegada da Primavera Árabe, tensões políticas se enraizaram na região, com uma guerra civil sendo instaurada, trazendo um quadro de insegurança generalizada por todo o território.

Até hoje, o país não se recuperou, apresentando riscos de atentados terroristas, conflitos armados e violência urbana. Isso tudo é causado pelo persistente conflito entre forças paramilitares e o exército, uma vez que o território Líbio hoje encontra-se extremamente fragmentado e sem um controle central.

Mas e quando falamos de Brasil? Existem lugares perigosos para fazer turismo aqui? Que tipo de perigo são esses? Isso me impossibilita de conhecer esses lugares?

É isso que falaremos na seção a seguir. Portanto, fique conosco e continue a leitura!

Destinos perigosos para turistas no Brasil

Por mais que sejamos brasileiros, nós sabemos que o nosso país ainda é considerado um lugar perigoso para se realizar turismo, especialmente se você não sabe exatamente quais cidades você corre mais risco. 

A seguir, vamos trazer algumas cidades que são consideradas as mais perigosas para os turistas, mesmo ainda recebendo turistas de todas as partes do mundo.

Rio de Janeiro

Destinos perigosos para turistas

Não podíamos deixar de começar a nossa lista falando da Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro é uma cidade naturalmente linda, e com opções diversas de atividades para se fazer durante todo o ano.

Pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias de Ipanema e Copacabana, são alguns dos cartões-postais não só dessa cidade, mas, também, do Brasil. No entanto, devemos destacar que esses pontos turísticos, e diversos outros, ainda apresentam uma série de inseguranças para os turistas que decidem conhecê-los. 

O perigo nessa cidade está mais concentrado nos assaltos, curtos de objetos pessoais, tiroteios e balas perdidas, além da possibilidade de ocorrerem sequestros e arrastões. Sabemos que esses fatos são isolados, porém, eles acontecem com mais frequência lá do que em diversas outras cidades do país.

Assim, nossa dica é estar sempre atento nas ruas e praias, contratar um seguro de roubo para o seu celular, além de evitar transitar nas regiões mais perigosas da cidade, muitas vezes controladas pelo tráfico.

Capitais do Nordeste (Salvador, Fortaleza, Recife etc)

Destinos perigosos para turistas

Muitas vezes podemos achar que as capitais do Nordeste são cidades extremamente perigosas, o que impossibilitaria os turistas de conhecerem a região. Porém, isso não é de todo verdade.

De acordo com A 16ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em junho de 2022, essas capitais estão na segunda, sexta e sétima colocação,  respectivamente, das capitais mais violentas do país.

Isso é importante, especialmente no que tange a taxa de homicídio doloso nesta cidades, algo que assusta e afasta os turistas de qualquer lugar.

Porém, é fundamental destacar que a violência urbana é uma realidade presente em basicamente todas as cidades do país, fazendo com que a atenção redobrada e o cuidado com os bens pessoais deva ser algo constante na vida de todo turista que visite o Brasil.

Desse modo, não deixe de visitar essas belas cidades, com belas praias, povo acolhedor e rica cultura e costumes. Porém, sempre tomando as medidas necessárias para manter sua integridade. 

Atividades turísticas

A seguir, vamos trazer algumas atividades turísticas realizadas em lugares conhecidos que podem ser perigosas para aqueles viajantes. Porém, mesmo com esse perigo,  turistas ainda continuam visitando esses lugares, seja pela sua beleza ou pela adrenalina de atravessar esse perigo. 

Vamos começar a lista falando de alguns destinos perigosos para turistas nos quais a natureza pode representar uma ameaça à integridade física dos turistas. Confira!

Escalada do Monte Hua, China

Esse monte, localizado na região leste da China, tem uma escalada extremamente perigosa, com um risco de queda considerável para aqueles que desafiam subi-lo. Para completar esse objetivo, os turistas devem atravessar trilhas extremamente apertadas, bastante íngremes e, por vários trechos,  sem muita infraestrutura.

É uma grande escalada, como momentos nos quais é necessário se prender com uma corrente nas pedras, no intuito de não cair no precipício. 

A paisagem é certamente linda, porém, vale a pena? Esses turistas dizem que sim e, pelo fato desse monte continuar recebendo turistas todos os anos, parece ser verdade.

Porta do Inferno, Turcomenistão

Destinos perigosos para turistas

A Cratera de Darvaza, também conhecida como “Porta do Inferno”, está localizada no  Turcomenistão, um país da Ásia Central. Suas chamas são abastecidas através dos ricos depósitos de gás natural presentes na área.

Essa cratera emite constantemente um cheiro forte de enxofre, sendo esse um dos produtos da queima desse gás natural. Sua existência como ponto turístico sempre foi vista com muita preocupação pelos governantes do país.

Pensando nisso, em janeiro de 2022, o presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhammedow mandou estudiosos e especialistas pesquisarem uma maneira de fechar a “Porta do inferno” e extinguir esse ponto turístico futuramente.

Mergulho debaixo do gelo, Rússia

Muitos turistas se direcionam para o norte da Rússia, na sua porção ártica,  no intuito de realizar essa atividade turística um tanto quanto perigosa. 

Nos meses entre fevereiro e abril, esses turistas corajosos se aventuram em realizar esse mergulho extremamente gelado, podendo nadar debaixo do gelo,  nas águas cristalinas da região.

Esse turismo é tão famoso nessa região que existem até mesmo empresas que organizam essas atividades. E aí, teria coragem?

Bungee jumping no vulcão de Villarrica, Chile

Por si só, visitar um vulcão ativo já é uma atividade um tanto quanto perigosa para muita gente. Por sua vez, fazer bungee jumping também é outra atividade que muitos turistas nem imaginam ter coragem para fazer.

E agora, que tal juntar essas duas atividades? Isso é possível no Vulcão Villarrica,  localizado no Chile. Para isso, você sobe cerca de 10.000 pés no ar, fica pairando olhando o vulcão de cima, sobe na beirada do helicóptero que o transportou até lá, e depois se solta.

Isso tudo é planejado e executado por uma equipe preparada, que possui todo o treinamento necessário para transformar essa experiência extremamente perigosa em realidade, mas só para aqueles turistas com muita coragem!

E aí, gostou do conteúdo? Teria coragem de ir para quais desses lugares e realizar quais dessas atividades? Nesse artigo, trouxemos 10 destinos perigosos para turistas, com diversos tipos de riscos diferentes, para você refletir e conhecer um pouco mais sobre esses lugares e atividades perigosas para conhecer!

E se você gostou do conteúdo, não perca tempo e acesse agora meu blog para mais dicas de viagem!

Aproveita e me dá um follow no Instagram! Lá eu costumo publicar fotos, vídeos e diversas dicas de como aproveitar ao máximo essa vida 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*