O cartão Pão de Açúcar (mais conhecido como cartão PDA) irá reformular o seu esquema de pontuação a partir de 2 de fevereiro de 2023. Mas afinal, quais serão as mudanças em seu programa de acúmulo de pontos? E quais outros cartões de crédito oferecem vantagens nesse esquema de pontuação e dão milhas para os clientes? No artigo a seguir, responderemos essas e outras perguntas. Confira!
O Banco Itaú anunciou que, a partir de fevereiro de 2023, a pontuação de seu cartão Pão de Açúcar sofrerá algumas alterações. Essas mudanças tendem a fazer com que o cartão PDA perca o apelo para aquelas pessoas que prezam por acumular pontos em milhas.
E já que você está aqui, que tal aproveitar e dar uma olhada nessas outras leituras que preparamos lá no nosso blog?
- O Cartão XP é realmente uma boa opção? Saiba todas as vantagens desse cartão Visa.
- Viajar com milhas do cartão é uma excelente escolha! Descubra como acumular milhas no seu cartão para seguir com suas viagens.
- Viajar com conforto é tudo de bom, não é mesmo? Confira os melhores cartões para acessar salas VIPs.
Agora, vamos dar seguimento na nossa discussão sobre as mudanças do cartão PDA e boas opções de cartões para acumular pontos e milhas! Aproveite e tenha uma boa leitura!
Índice do artigo
O cartão Pão de Açúcar vai acabar?
Essa deve ser a primeira pergunta que passa na cabeça dos usuários desse cartão ao ler as notícias sobre essas mudanças. Porém, a resposta é bem simples: não, o cartão Pão de Açúcar não vai acabar!
Ele somente sofrerá uma alteração na sua política de acúmulo de pontuação de acordo com o valor gasto.
Portanto, caso você tenha ouvido dizer que esse cartão deixará de existir, saiba que essa é uma informação falsa, sendo as mudanças divulgadas somente envolvendo essa questão do acúmulo de pontos, permanecendo, inclusive, o mesmo valor de sua anuidade.
Mas, afinal, quais são as mudanças desse cartão e quais razões fazem ele deixa de ser atrativo para o consumidor? É sobre isso que falaremos a seguir.
Quais as mudanças do cartão PDA?
O Cartão Pão de Açúcar era extremamente vantajoso na medida em que pontuava os gastos em reais, na proporção de um ponto por real.
Porém, com as mudanças anunciadas para iniciarem a partir de fevereiro de 2023, o cartão fará sua pontuação de gastos em dólar, ou seja, pontuará da mesma forma que os demais cartões do mercado.
Além disso, a pontuação do cartão PDA Platinum terá a pontuação 2 pontos a cada dólar, juntamente com a possibilidade de pontuar 5 pontos por dólar nas lojas do Grupo Pão de Açúcar (Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem).
Os usuários Gold, por sua vez, receberão 1,5 ponto por dólar em qualquer compra e 3 pontos por dólar nas lojas Pão de Açúcar.
Bônus para compras em lojas parceiras
Isso tudo foi feito no intuito de privilegiar as compras e operações realizadas em estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar, numa tentativa de estimular os gastos nesses estabelecimentos.
Além disso, será permitido transferir os pontos para empresas aéreas nacionais (Smiles e Latam Pass) sem a presença do deságio.
No que tange o cashback, os usuários do PDA Platinum, esses receberão 30 reais a cada 1000 pontos gastos em estabelecimentos do Grupo Pão de Açúcar, enquanto os clientes PDA Gold receberão 25 reais.
Afinal, o cartão PDA ainda vale a pena?
Deve-se destacar que, a antiga pontuação de um ponto a cada real gasto, juntamente com os bônus de transferência das companhias aéreas, eram super atrativos. Isso fazia com que o cartão PDA fosse considerado por muitos a melhor opção de cartão de crédito para acumular milhas no mercado.
Agora, fica o questionamento: será que o cartão PDA continuará sendo usado com a mesma intensidade pelos seus usuários? É a dúvida que somente o tempo responderá.
Enquanto isso, os usuários devem se mobilizar no intuito de descobrir outras boas opções de cartões de crédito para acumular pontos e milhas no mercado atual. Foi pensando nisso que elaboramos a sessão a seguir, que busca trazer opções para os usuários do cartão PDA, caso estes decidam abandonar o cartão.
Para isso, confira abaixo!
Outras 6 opções de bons cartões de acúmulo de pontos e milhas
A seguir, mostraremos 6 boas opções de cartões de crédito para aqueles que querem acumular pontos e milhas, tendo em vista as mudanças anunciadas pelo cartão PDA.
Além disso, traremos também os demais benefícios desses cartões, como acesso a salas vips, número de dependentes e valor da anuidade.
Portanto, veja a seguir!
Cartão C6 básico + acelerador
O cartão C6 básico + acelerador é um dos mais acessíveis do mercado, basta abrir sua conta no Banco C6 e solicitar o seu cartão. Porém, o cartão sem o acelerador não é muito vantajoso, uma vez que ele pontua somente 0,05 pontos por real gasto.
Ativando o acelerador + bônus, ele aumenta sua pontuação de 0,05 para 0,28 pontos por real + 600 pontos fixos por mês. Ou seja, gastando ou não do cartão, você vai ganhar 600 pontos todo final de mês.
Soma-se a isso o fato do programa Átomos ser um bom programa de fidelidade, podendo mandar seus pontos do cartão para a Livelo, na proporção 1 para 1.
Esse cartão possui anuidade zero e o acelerador custa 20 reais por mês.
Cartão XP Visa Infinite
Para conseguir o cartão XP Visa Infinite , é necessário investir pelo menos R$ 5.000,00 na sua conta XP. Porém, ele não pontua, trabalhando com um esquema de 1% de investback em todas as compras (que seria uma espécie de cashback, aplicado em um fundo de investimento que você pode tirar a qualquer momento).
Além disso, este cartão garante de 2 a 4 acessos vips as salas de aeroportos pelo Brasil por ano, além de um acesso fastpass para embarque prioritário.
Ele ainda possui wallet gratuito de até 1h em diversos shoppings pelo Brasil, além de zero anuidade e possibilidade de adicionar até 6 dependentes.
Cartão C6 Carbon
O cartão C6 Carbon pode ser solicitado após conseguir um limite de pelo menos R$ 10.000,00, pontuando 2,5 pontos por dólar, mais do que a maioria dos cartões do mercado!
Ele também possui até 4 acessos a salas vips de aeroportos por ano, além de poder utilizar o clube de fidelidade Livelo.
Junto a isso, ele é um cartão black da bandeira Master, trazendo benefícios como seguro viagem, garantia estendida, proteção de compras etc.
Ademais, com o cartão C6 Carbon, você conseguirá abrir uma conta global de C6 de graça, podendo solicitar contas em euro ou dólar.
Isso é muito vantajoso para aquelas pessoas que viajam com frequência para o exterior e não querem gastar uma fortuna com IOF e spread bancário.
A anuidade deste cartão é de 85 reais, porém com possibilidade de isenção, caso o gasto do usuário seja de mais de 8000 reais. Ainda, caso o usuário gaste mais de 4000 reais, ele pagará somente a metade da anuidade, valor muito próximo do cartão PDA.
Por fim, é possível adicionar mais 6 cartões adicionais, assim como no Cartão XP Visa Infinity.
Cartão The Platinum Card (TPC Bradesco)
O Cartão The Platinum Card (TPC Bradesco) pontua até 3 pontos no programa Membership Rewards®, com pontos Livelo que não expiram, possui acesso a salas vips de diversos aeroportos no mundo (inclusive ao lounge do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos).
Além disso, ele ainda oferece serviços de concierge e ofertas em diversos estabelecimentos comerciais (hotéis, resorts, supermercados etc).
Contudo, a anuidade dele fica em 135 reais por mês. Porém, é possível negociar a isenção junto à empresa. Ademais, é possível adicionar mais 2 cartões como dependentes.
Cartão AAdvantage Black, do Santander
O Cartão AAdvantage Black, do Santander é um produto mais exclusivo, sendo um pouco mais difícil de ser solicitado pelos usuários. Ele pontua diretamente no AAdvantage, sendo esse o programa da American Airlines, pontuando 2 milhas por dólar gasto.
Porém, fique de olho! Existem promoções temporárias que liberam até 5 pontos por dólar gasto por até 6 meses.
Ele oferece até 4 acessos a salas vips por ano, e possibilita até 5 cartões adicionais. Além disso, sendo um cartão Master, ele ainda oferece tudo o que um cartão da linha black da bandeira tem direito.
Sua anuidade fica em 103 reais por mês, mas, caso você seja correntista Santander, você pagará somente metade dessa anuidade (mas contas de serviços essenciais não entram nessa regra).
Cartão BRB DUX Visa
O Cartão BRB DUX Visa, feito de metal e super exclusivo, pontua 5 pontos por dólar gasto. Ou seja, ele se aproxima muito da antiga pontuação feita pelo cartão Pão de Açúcar, que faz 1 ponto por real.
Ele pontua diretamente no programa de fidelidade do banco BRB, que é o Clube Curtaí. Quando você ativa esse cartão, você ganha 10.000 pontos, o que equivale a cerca de 400 reais.
Além disso, ele é o melhor cartão no país para garantir acesso a salas vips em aeroportos, uma vez que ele confere acesso ilimitado, com até 3 acompanhantes, em uma série de aeroportos do mundo.
Sua anuidade fica em torno de 125 reais, com o primeiro ano de anuidade sendo gratuita. Por fim, caso você gaste 15.000 reais por mês, você consegue um desconto de 75% na sua anuidade, com isenção total dessa com um gasto de 20.000 reais por mês.
Ele confere até 8 cartões adicionais, porém cada um paga 50% do valor da anuidade, caso não haja isenção dessa.
Diante do exposto, fica claro que, por mais que o cartão PDA tenha tido muitas vantagens que foram retiradas, existem boas opções de cartões de crédito no mercado, os quais oferecem milhas e acesso à sala VIP.
Desse modo, faça uma análise das opções fornecidas acima e, de acordo com o seu perfil de gasto/consumo, escolha aquela mais adequada para você, sabendo que existem opções vantajosas em diversas bandeiras no mercado. Tudo para você continuar pontuando e viajando cada vez mais!
Caso você tenha gostado dessa leitura, aproveite e acesse o meu blog para mais dicas de viagem!
Aproveita e me segue no Instagram! Lá eu costumo publicar fotos, vídeos e diversas dicas de como aproveitar ao máximo suas viagens e a vida 😉