fbpx
Dicas,  Milhas

Os 7 melhores cartões para acessar as salas VIP

Pensando em otimizar e refinar o tempo de espera por um voo ou conexão, bancos e companhias aéreas criaram o espaço conhecido como sala VIP. Esse local conta com serviços exclusivos para clientes e passageiros que desejam fugir dos saguões lotados e barulhentos do aeroporto. Para ter acesso, o passageiro pode fazer uso dos benefícios do seu cartão de crédito, mas quais os melhores cartões para acessar as salas VIP?

Algumas instituições financeiras oferecem esse tipo de serviço por meio de programas de fidelidade  para clientes com cartões Black ou Infinite sem cobrar nenhum tipo de custo adicional, sendo boas opções para aqueles que gostam de viajar com conforto e comodidade. Nesse sentido, existem diferentes opções de cartões e programas que oferecem acesso à sala VIP.

Confira no artigo a seguir como funcionam essas salas, o que elas oferecem, seus benefícios e quais melhores cartões para acessar as salas VIP, além de outras dicas para ter acesso a esse espaço. Boa leitura!

O que é a sala VIP e como ela funciona?

As salas VIPs dos aeroportos são espaços destinados ao passageiro onde ele pode aguardar o seu embarque com um pouco mais de conforto e comodidade, além de privacidade e alimentação gratuita. Trata-se de um serviço disponível tanto para os passageiros da primeira classe ou da classe econômica.

O acesso a esses ambientes pode ser por meio de pagamento ou, ainda, por programas de fidelidade como aqueles oferecidos por bancos e cartões de crédito para os seus clientes.

Lá, o usuário irá encontrar espaços e assentos mais confortáveis que os do saguão, onde pode trabalhar ou descansar, contando, em alguns casos, com salas de reunião ou espaços kids. 

Quais as vantagens de ter acesso a sala VIP?

As salas VIP ou lounges, como são conhecidas, oferecem serviços que vão além do assento confortável e, em geral, menor fluxo de pessoas. Em sua maioria, essas salas contam com inúmeras opções de lanches, como doces, biscoitos, salgados e frutas, além de bebidas que vão desde o refrigerante até vinhos e cervejas. 

A disponibilidade de cada produto varia conforme os tipos de salas, existindo aquelas mais acessíveis e outras de maior exclusividade.

Além da comida, as salas VIPs contam com um bom espaço para espera ou descanso, com TVs, cadeiras, mesas, sofás, tomadas, banheiros e até computadores. Em alguns casos, para aqueles que farão voos mais longos, a sala VIP oferece camas, espreguiçadeiras, salas de reunião e espaço kids.

Ademais, algumas salas de companhias aéreas oferecem serviços exclusivos aos seus passageiros para a troca de assentos, acomodações, upgrades e demais necessidades.

No mais, serviços de Wi-Fi, revistas, jornais, impressões e cópias podem ser realizados nesses ambientes. Por fim, salas mais bem estruturadas contam com serviços de spa, barbearia, manicure e salão de beleza.

Existem algumas dicas importantes para obter uma melhor experiência na sala VIP de qualquer aeroporto. Como, por exemplo:

  1. Antes de ir para o aeroporto ou terminal, procure as salas disponíveis para o seu programa de fidelidade ou cartão.
  2. Em alguns casos, podem existir algumas salas. Nesse cenário, procure aquela que melhor atenda às suas necessidades e serviços disponíveis, como camas ou espaços kids. 
  3. Em caso de compra de sala, utilize aplicativos e serviços online para ter descontos e informações importantes.
  4. Verifique a política de acessos para acompanhantes ou convidados, além dos documentos necessários para ter acesso.

Como ter acesso a uma sala VIP?

Para ter acesso aos benefícios e confortos de uma sala VIP existem diferentes opções. Dessa forma, existem os clubes de acesso, programas de fidelidade das próprias companhias aéreas, cartões de crédito e pagamento avulso. 

Confira a seguir alguns dos principais meios para se ter acesso a uma sala VIP e os melhores cartões para acessar as salas VIP.

Clubes de Acesso

Uma das maneiras de ter acesso livre para as salas VIP e por meio dos clubes de acesso. Nesses casos o cliente, por meio de um programa de assinaturas, tem direito aos lounges e espaços exclusivos de aeroportos nacionais e até internacionais. 

Dentre os principais clubes estão:

  • Priority Pass: clube de acesso a mais de 1.000 salas VIP em todo o mundo, com até três opções de planos que variam de 32 a 400 dólares.
  • LoungeKey: diferente do anterior, o LoungeKey é um clube de assinatura onde o usuário precisa ser cliente de um dos cartões de créditos parceiros, como Mastercard Black ou Visa Infinite. O programa conta com mais de 700 salas em aeroportos nacionais e internacionais.
  • LoungePass: Nesse programa o usuário paga apenas pelos dias em que ele utiliza a sala VIP, contando com mais de 600 salas por todo o Brasil e preços que vão de 28 a 105 dólares. Para utilizá-lo o cliente deve fazer a reserva antecipada dos lugares para ele e seus acompanhantes.

Programas de Fidelidade

Algumas companhias aéreas oferecem opções de programas de fidelidade, permitindo acesso livre às salas VIP pelo passageiro associado. Programas como o Smiles da GOL, TudoAzul da Azul e o Latam PAss oferecem esse tipo de serviço em alguns dos aeroportos mais movimentados do país. 

Cartões de Crédito 

Como será dito a seguir, alguns bancos oferecem o serviço de salas VIP gratuitas no Brasil e no mundo para clientes com cartões da linha Black ou Infinite. Dentre os principais exemplos estão: 

  • Sicoob Mastercard Black Merit.
  • Banco do Brasil Altus Visa Infinite.
  • Bradesco Aeternum Visa Infinite.

Classe Executiva 

Passageiros da Classe Executiva ou Primeira Classe possuem, em geral, acesso gratuito e livre às salas VIP, mas isso pode variar de uma companhia para a outra. Se for o seu caso, procure as condições de uso da sua companhia aérea para usufruir deste serviço.

Pagamento

Por último, caso não se encaixe em uma das condições acima, um passageiro pode utilizar as salas VIP mediante pagamento avulso no próprio aeroporto. Os valores para ter acesso a esses benefícios podem variar muito a depender do que é oferecido no ambiente, com preços diferentes para adultos e crianças.

No Brasil a média de preços gira em torno dos 100 reais, mas no exterior pode chegar em valores além dos 100 dólares. Antes de adquirir esses serviços, procure conferir as diferentes opções e valores em um mesmo aeroporto, além dos benefícios.

Confira os 7 melhores cartões para acessar salas VIP 

Diante de tantos benefícios e vantagens, surge a dúvida acerca de quais os melhores cartões para acessar salas VIP e o que avaliar antes de escolher o seu.

Já que, cada instituição financeira ou operadora oferece seus serviços e vantagens, sendo necessário entender como cada um funciona, quais os benefícios oferecidos e qual a melhor opção para o seu bolso e suas necessidades. 

Pensando nisso, separamos algumas opções de cartões que garantem o ingresso aos serviços ilimitados de uma sala VIP por todo o Brasil e suas especificações. Confira a seguir os melhores cartões para acessar as salas VIP.

Banco do Brasil Altus Visa Infinite

O cartão do banco do Brasil, Ourocard Altus Visa Infinite, é oferecido somente para clientes BB Private, ou seja, aqueles que possuem cerca de 3 milhões investidos no banco. Nesses casos, o acesso a mais de 850 salas VIP LoungeKey e a cada dólar gasto, são somados 2,5 pontos. 

Trata-se de um cartão com cobertura internacional e anuidade de 120 reais mensais. É um dos cartões com maior custo e integrante do programa de relacionamentos do Banco do Brasil, Ponto pra Você, que pode ser trocado por milhas aéreas, cashback nas faturas ou até o ressarcimento de contas.

Sicoob Mastercard Black Merit

O banco capixaba Sicoob oferece o sicoob Mastercard Black Merit para cooperados com rendas acima de R$10.000,00 e investimentos entre 50 e 300 mil reais. Nesses casos, o acesso à sala VIP Loungekey é gratuito e ilimitado para o titular e seus acompanhantes. 

A cada um dólar em compras com o cartão, o cliente acumula 2,2 pontos com validade de até 2 anos. Vale ressaltar, entretanto, que a disponibilidade deste serviço pode estar restrita a apenas algumas unidades, então confira antes de contratá-lo.

Bradesco Aeternum Visa Infinite

O cartão Bradesco Aeternum Visa Infinite, do banco Bradesco, é oferecido para clientes com uma renda mínima de cerca de 50 mil reais, clientes Prime e Private Bank, com um grande volume de investimentos. Além disso, conta com acesso ilimitado ou LoungeKey e 12 acessos gratuitos para convidados todo ano. 

No mais, os clientes Bradesco ganham de 2,3 a 4 pontos por dólar gasto no cartão com prazo de validade indeterminado. A anuidade gira em torno dos 1600 reais, mas é oferecida a isenção de taxa em alguns casos. Além disso, os cartões do Bradesco juntam pontos no  programa de fidelidade Livelo, que oferece viagens, produtos e serviços. 

Cartão Caixa Elo Diners Club

O cartão da Caixa oferece o serviço gratuito e ilimitado de Priority Pass, programa de acesso às salas VIP em aeroportos por todo o mundo todo, para clientes e convidados.  Além disso, oferece o serviço Advantage VIP Lounge do aeroporto de Congonhas para clientes e convidados.

A cada 1 dólar em compras no cartão, acumulam-se 2,2 a 3,3 pontos no cartão sem data de validade. No mais, a anuidade é de cerca de R$1.100,04 ou isenta para contas com gastos acima de 15 mil reais mensais e trata-se de um serviço exclusivo para clientes Estilo ou Private. 

O banco oferece, ainda, um chip de viagem com e dois transfers para o aeroporto por ano para cada cliente.

Cartão Itaú Private Visa Infinite

O cartão do banco Itaú conta com anuidade grátis e cobertura internacional, além de gerar 2,5 pontos por dólar gasto em compras.

Trata-se de uma das melhores opções de cartão de crédito da linha Black, pois participa do programa de pontos Iupp, do próprio banco, que oferece cashback de até 3% e permite que seus pontos sejam trocados por produtos e serviços.

Ele conta ainda com o serviço de concierge, recomendando restaurantes e eventos, 10 acessos gratuitos anualmente às salas LoungeKey e proteção contra cancelamentos, atrasos e possíveis perdas de bagagens.

Sicredi Mastercard Black

O Sicredi Mastercard Black é um cartão oferecido pelo banco Sicredi exclusivamente para cooperados com rendas acima de 10 mil reais ou investimentos superiores aos 50 mil reais. Para associados e acompanhantes o acesso a sala VIP é gratuito.

No mais, a anuidade é de cerca de 750 reais e a cada 1 dólar gasto no cartão o cooperado ganha 2 pontos com validade de até dois anos. 

Banco Inter Mastercard Black

O cartão Inter Mastercard Black rende até 1% de cashback para seus usuários e é exclusivo para clientes com investimentos superiores aos 250 mil reais ou com gastos mensais a partir de R$7.000,00. 

Além disso, confere acesso ilimitado às salas vip do programa LoungeKey e ao espaço Mastercard GRU.

Ressaltamos, entretanto, que alguns bancos oferecem o serviço de sala VIP com adicional de custos para o cliente. Dessa forma, podem ser cobradas taxas de visitação que variam em torno de 160 reais. Portanto, antes de optar por um banco, cartão ou programa de fidelidade fique atento às condições de uso e possíveis cobranças adicionais.

Além de ter maior acesso às salas VIP, o seu cartão de crédito pode oferecer ainda o acúmulo de milhas e outros serviços para garantir uma experiência ainda melhor durante a viagem. Antes de escolher, confira os termos de uso de cada cartão, as taxas cobradas eventualmente e demais especificidades de cada banco. 

Outra opção interessante para aqueles passageiros frequentes ou que desejam ter acesso às salas VIP são os programas de fidelidade oferecidos pelas próprias companhias aéreas. Empresas como GOL e Azul contam com esses programas e oferecem o serviço VIP dentro e fora do Brasil.

Com essas dicas, esperamos contribuir um pouco com a organização e planejamento da sua viagem. Se você curtiu este artigo e se interessou pelo assunto, não deixe de visitar nosso blog. Por lá você irá encontrar dicas e temas super interessantes que vão te ajudar muito na programação da sua próxima viagem. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*