fbpx
América do Norte,  Dicas,  Documentos

Nova lei do visto físico para o México

O México é um dos destinos de viagem mais cobiçados do mundo, e para os brasileiros não seria diferente. Já que, o país é conhecido pela rica história, natureza esplêndida e lindas praias. Contudo, houve uma recente mudança na lei e se tornou necessário apresentar o visto físico para o México.

E agora? O que muda para os turistas brasileiros? Como faço para tirar o meu visto? Essas, e outras perguntas, serão respondidas no artigo abaixo. Confira! 

Mudança da lei

Viajar para o México é o sonho de muitos brasileiros, seja para conhecer as suas praias paradisíacas, gastronomia de renome ou história fascinante. Porém, após um período sem exigir o visto físico para turistas do Brasil, o país norte americano voltou a solicitar esse documento para aqueles que querem visitar o país. 

Mas como faço para conseguir o visto físico para o México? Por que houve essa mudança? No artigo abaixo, iremos te explicar tudo isso! Portanto, fique conosco e aproveite a leitura!

Ah, e se você está aqui no blog, muito provavelmente você é um entusiasta de viagens e tudo mais o que envolve esse mundo, certo? Pois então, além desse artigo, confira alguns outros sobre esse tema que já publicamos no nosso blog, como:

Portanto, anote essas outras recomendações, e vamos conferir essa questão do visto físico mexicano para brasileiros!

Por que é preciso tirar um visto físico para entrar no México?

O México oficializou que, a partir do dia 18 de agosto de 2022, voltará a exigir esse documento de autorização dos brasileiros.

Anteriormente, bastava apresentar o passaporte dentro da validade e, um pouco mais tarde, em dezembro de 2021, um visto eletrônico passou a ser exigido, o que simplificava o processo para a entrada no país.

Um dos principais motivos para a volta da exigência do visto físico reside na pressão feita pelo Governo dos Estados Unidos, que recomendou fortemente que o México voltasse a exigir visto para turistas de diversas nacionalidades, no intuito de combater a imigração ilegal.

Cidadãos de diversos países latinoamericanos, tanto da América Central como do Sul, veem o México como a porta de entrada para entrar nos EUA de maneira clandestina.

Essas pessoas, anteriormente, ingressavam no México de maneira facilitada, e conseguiam viajar até a fronteira norte do país, na divisa com os EUA.

Isso tudo para atravessar a fronteira (terrestre e fluvial) com os Estados Unidos, em busca de melhores condições de vida. Lá, esses imigrantes ilegais entram em contato com os chamados “coiotes” e tentam realizar essa perigosa travessia.

A promessa de chegar no vizinho anglófono vem acompanhada de oportunidades de emprego, uma moeda forte e melhor qualidade de vida, além desses imigrantes ilegais poderem mandar dinheiro para seus parentes que ficaram em casa.

Mas e o Brasil, como fica nessa história?

Nesse contexto também estão inseridos os brasileiros. Dados mostram que, de janeiro a abril de 2021, 1846 viajantes brasileiros (2,3% do total) foram barrados em aeroportos mexicanos. Esse valor foi quatro vezes maior do que o número de proibições no mesmo período, em 2020 e 2019.

Além disso, a imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos está atravessando um novo boom. Dados do final de junho de 2022 mostram que, o número de brasileiros detidos nos EUA supera 5.000 por mês.

Os detidos pela polícia de imigração dos EUA alegam más condições de alojamento, comunicação precária com seus familiares e maus-tratos por parte dos policiais americanos. 

Isso tudo vem na esteira do aprofundamento de crises em diversos países latinoamericanos, que vem apresentando elevadas taxas de desemprego, inflação e deterioração da qualidade de vida. 

Alguns cidadãos buscam refúgio nos EUA, inclusive, para fugir do perigo da violência, muito ligada ao tráfico de drogas. É o caso de países como Honduras, Guatemala e El Salvador.

Isso tudo faz com que o Governo dos Estados Unidos esteja pressionando intensamente o México a restringir mais as suas fronteiras, no intuito de impedir a imigração clandestina para o país vizinho do norte. 

Como obter o visto para o México?

Diante da atual situação migratória no México e nos EUA previamente explicada e, no intuito de facilitar a sua vida, vamos te mostrar um guia com todas as informações de como obter o seu visto físico para entrada no México

Para quem já  precisou tirar algum visto,  sabe que é um processo burocrático e que deve ser feito com muita atenção e cuidado. Assim, confira abaixo!

Onde consigo tirar meu visto mexicano físico? 

Para início de conversa, é necessário saber onde providenciar o visto mexicano físico (aquele que irá ficar colado em seu passaporte). Existem três lugares no Brasil onde é possível realizar essa solicitação:

São Paulo/SP

Todo o processo é realizado no Consulado Geral do México em São Paulo. Ele está localizado na Rua Holanda, número 274, bairro Jardim Europa. Você deverá realizar o seu agendamento e comparecer ao local na data designada. 

Para mais informações, confira na página de “Informação Geral de Vistos“, no site do Consulado

Rio de Janeiro/RJ

De maneira idêntica ao consulado de São Paulo, no Rio de Janeiro você deverá realizar seu agendamento e seguir os trâmites designados. O Consulado está localizado no Edifício ABC, Av. Atlântica, 1130, 5º andar, Parte A, bairro Copacabana.

Para fazer seu agendamento, envie um e-mail para tramitesrio@sre.gob.mx, mas não deixe de dar uma lida no site do Consulado.

Brasília/DF

Na capital, você deverá enviar um e-mail para consuladomexbra@sre.gob.mx, solicitando uma data de agendamento. O Consulado está localizado na SES Av. das Nações, Qd. 805, Lt 18 – Asa Sul.

Para mais informações, consulte a página de informações do site do Consulado. 

Informações importantes após feito o agendamento

Pronto! Meu agendamento já está feito. E agora? Agora, você deverá comparecer na data agendada para terminar seu processo de solicitação do seu visto físico. Abaixo, trazemos mais informações importantes sobre as etapas seguintes:

Documentação

  1. Formulário de solicitação de visto preenchido frente e verso
  2. Foto 3×4 colorida e fundo branco
  3. Original e cópia do passaporte atual
  4. Original e cópia de pelo menos um dos seguintes documentos:
    1. Comprovação de emprego e contracheque ou decore dos últimos  3 meses
    2. Extratos bancários dos últimos 3 meses
    3. Documentos que provem que o solicitador possui um imóvel

Menor de idade

Os cidadãos menores de 18 anos devem comparecer na presença dos pais. E atente-se! No caso de um dos genitores não puder se fazer presente, é necessário apresentar uma autorização, lavrada em cartório.

Valor

Visto físico mexicano possui um valor de 48 dólares americanos. Atente-se que, esse valor convertido para reais, varia conforme a cotação diária. Esse montante deve ser pago via Pix. 

Exceções do visto

Nem o visto físico nem o eletrônico serão exigidos para aqueles brasileiros que pretendem viajar ao México, caso esses possuam:

  1. Um visto válido e vigente dos seguintes países: Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.
  1. Um documento que comprove a residência permanente desses brasileiros nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia e Peru).

Aqueles turistas brasileiros, viajando pelo mar através de navios de cruzeiros, estão autorizados a entrar no México sem a necessidade de um visto no porto de chegada.

Duração do visto

O visto mexicano tem validade de 10 anos

Entrega do visto físico

O visto normalmente é entregue no mesmo dia, logo após o término da entrevista com o responsável pela migração.

Outras informações

Cabe destacar ainda também que não é necessário nenhum tipo de vacina ou certificado de Covid-19 para ingressar ao território mexicano. Porém,  obviamente é extremamente recomendado que todos os viajantes possuam o seu cartão de vacinação em dia, não somente para covid-19 mas também para todas as outras doenças.

E se você tem dúvidas sobre solicitação de outros vistos, como de estudante, trabalho, intercâmbio e outros, não deixe de conferir no site da Embaixada do México no Brasil

Viu como tirar o visto físico para o México pode ser realizado em poucos passos? Programe-se adequadamente, pensando muito bem nas datas de agendamento, junte toda a documentação solicitada e faça tudo com antecedência.

O processo de solicitação de vistos pode ser estressante e até um pouco assustador, mas fique tranquilo! Com toda a documentação em ordem e muita organização, é possível fazer tudo sozinho e de maneira fácil.

Portanto, não perca tempo e programe já a sua viagem para o México! Aproveite tudo de melhor que o país tem a te oferecer!

E se você gostou do conteúdo, não perca tempo e acesse agora meu blog para mais dicas de viagem!

Aproveita e me segue no Instagram também! Lá eu posto fotos, vídeos e dicas de como aproveitar ao máximo suas viagens 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*