fbpx
Dicas

Visto para os Estados Unidos: tudo o que você precisa saber!

Os Estados Unidos é o primeiro lugar que vem na cabeça dos brasileiros quando questionados para onde gostariam de viajar a turismo. Porém, muitas dúvidas surgem no momento de organizar a viagem. No artigo abaixo, te mostraremos o passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos e responder as principais dúvidas sobre esse assunto. Confira!

Quando falamos de turismo internacional, os Estados Unidos é o principal destino que os brasileiros gostariam de conhecer. Com uma cultura rica, além de atrativos econômicos, muitos decidem visitar o país. Porém, como  é feito o processo de solicitação do visto americano? Você irá conferir a resposta para essa e outras perguntas no artigo abaixo!

Tenha em mente que a solicitação e aprovação do visto americano é um processo relativamente complexo e burocrático. Porém, seguindo o passo a passo adequado, é possível obter o seu visto de maneira tranquila. 

Além disso, traremos algumas dicas nessa leitura, para te ajudar nesse processo que, para muitos, é a realização de um sonho pessoal e de longa data.

Ah, e se você está aqui no blog, você certamente adora o universo das viagens, certo? Então, confira várias outras leituras sobre esse tema no nosso blog, como, por exemplo:

Portanto, anote essas outras recomendações, e vamos conferir essa questão do visto para os Estados Unidos. Fique conosco e aproveite a leitura!

Como faço para conseguir um visto para os Estados Unidos?

Para responder a essa pergunta, primeiro é necessário saber qual é o tipo de visto para os Estados Unidos que você pretende solicitar. Além do já conhecido visto de turismo, existem também os vistos de estudante, trabalho, religioso etc. Para conhecer as demais categorias, confira a seção “Categorias de visto” do site da Embaixada dos EUA no Brasil.

Porém, cabe destacar que o visto de turismo (B1/B2) é aquele que, normalmente, os brasileiros procuram. Além de poder realizar turismo, esse visto B1/B2 permite aos brasileiros buscar tratamento médico, realizar alguns tipos de negócios e passar férias no país.

Dito isso, vamos efetivamente ao passo a passo de como tirar o seu visto americano!

Início

Para iniciar o seu processo de solicitação de visto americano pela primeira vez e possuindo entre 14 e 79 anos, é necessário realizar dois agendamentos: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e o segundo na Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos mais próximo da sua residência. 

A exceção fica nos Consulados de Recife e Porto Alegre, os quais é necessário realizar somente um agendamento. Isso acaba simplificando o processo!

Na hora desse agendamento, escolha a categoria de visto desejada e confira as melhores datas para comparecer presencialmente. Falaremos mais sobre isso já já.

Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160 

Comece por aqui! Esse formulário deverá ser preenchido online e, posteriormente, você deverá imprimir a página de confirmação. Não se esqueça de imprimir uma confirmação para cada solicitante, e conferir se o código de barras encontra-se presente.

Anote e guarde o número identificador e a resposta de segurança. Essas informações serão solicitadas para você acessar o seu formulário DS-160 posteriormente.

Com o formulário preenchido e impresso adequadamente, siga para a próxima etapa!

Pague a taxa do visto e realize seu agendamento

Acesse a página do CASV  e siga os seguintes passos:

  1. Crie ou entre na conta criada;
  2. Escolha a categoria do visto que se encaixa na sua demanda; 
  3. Efetue o pagamento da taxa de solicitação (MRV) que é de 160 dólares;
  4. Escolha como/onde você prefere receber o seu visto, colado ao passaporte, após a sua entrevista;
  5. Realize seu agendamento de cadastro em um CASV (com a exceção Porto Alegre) 
  6. Agende sua entrevista de visto na Embaixada ou Consulado; 
  7. Agora, imprima a página confirmando seu agendamento no CASV no momento que terminar esse passo.

Após seguir esses passos, você estará com o seu formulário preenchido e impresso, além de já possuir suas datas de agendamento.

Compareça na data e no local agendados no CASV e na entrevista

Essa é a etapa presencial da solicitação de visto americano. É no CASV que você irá finalizar o seu cadastro, fornecer suas digitais e sua foto do visto. Para isso, não esqueça de:

  1. Levar seu passaporte (atual e antigos),
  2. Levar a página de confirmação da solicitação do formulário DS-160 com o código de barras. Um para cada solicitante!
  3. Levar impresso, também, a página comprovando seu agendamento no CASV

Feito isso, vá à Embaixada ou ao consulado americano para realizar a sua entrevista de visto. Lembrando que, no Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, tanto a etapa do CASV quanto a do consulado são realizadas no mesmo agendamento no consulado!

Visto aprovado? Como saber?

Você receberá um e-mail, normalmente em até 10 dias úteis, com a resposta da sua solicitação de visto. Se ele foi aprovado, parabéns! Você poderá pegar o seu passaporte, já com o visto adesivado, no CASV ou optar por recebê-lo em casa, dependendo da sua escolha feita no momento de se cadastrar no CASV. 

Para autorizar uma outra pessoa a pegar seu passaporte, é necessário que esse representante leve uma cópia do seu documento de identidade, juntamente com uma carta de autorização assinada. Essa carta pode ser em português e não precisa ser autenticada em cartório.

E eu preciso comprovar renda?

Essa é uma das principais dúvidas que passam na cabeça dos solicitantes do visto americano. Embora não exista uma lista definitiva de quais documentos adicionais levar para a entrevista, existem algumas comprovações que são fortemente recomendadas a serem levadas

Dentre esses documentos, destacamos:

  1. Evidências do propósito da sua viagem (reserva de hotel, agendamento médico, entradas de parques etc);
  2. Comprovantes da sua intenção de partir de volta dos Estados Unidos (aqui entram, principalmente, as suas passagens aéreas de retorno, caso já tenha comprado) e
  3. Sua capacidade de bancar os custos da viagem (declaração de imposto de renda,  extrato de contas bancárias, contra-cheques etc);

Cabe destacar que, possuir ou não uma renda considerável não é o único critério para conseguir o seu visto americano. A comprovação da renda não é obrigatória, mas é fortemente recomendada, uma vez que você estará apto a aproveitar um tempo nos Estados Unidos para, depois, voltar ao Brasil.

Conexões nos aeroportos americanos: preciso do visto?

Sim! Mesmo para fazer uma escala nos aeroportos dos Estados Unidos, é necessário possuir um visto americano! Caso contrário, você não passará nos guichês da imigração e terá que retornar ao país de origem. 

Portanto, procure o tipo de visto mais adequado para você,  sabendo que existe um visto específico para quem está em trânsito pelos Estados Unidos.  

Esse é o visto tipo (C), e, para solicitá-lo, você deverá escolhê-lo no momento da solicitação de visto e levar todas as comprovações de trânsito quando for realizar sua entrevista na Embaixada ou Consulado.

E a entrevista? Como funciona?

A entrevista é, sem dúvida, uma das etapas que mais assustam os brasileiros.  Ela é realizada de maneira presencial com um agente consular americano.

Caso você esteja solicitando um visto de turismo ou passagem pelos Estados Unidos, muito provavelmente a sua entrevista será feita em português, uma vez que os funcionários do consulado são fluentes nos dois idiomas.

Além disso, cabe destacar que, é muito importante o solicitante do visto ser conciso em suas respostas, falar somente a verdade e não se mostrar impaciente com o processo. Isso tudo pode influenciar na decisão do agente consular em autorizar ou não o seu visto.

Esse, é um processo subjetivo mas que, seguindo todos os passos e comprovando tudo corretamente, ocorrerá de maneira tranquila.

Viu como é fácil entender o processo de solicitação de visto americano? Caso você siga os passos acima, e se mostre honesto e tranquilo, não há motivos para ter o seu visto americano negado! O turismo é uma grande fonte de renda importante  dos Estados Unidos,  portanto,  saiba que eles desejam bastante a sua visita.

Para isso, cumpra os requisitos corretamente e programe-se adequadamente. Desse modo, você conseguirá solicitar e obter o seu visto americano de maneira fácil,  e poderá  realizar o seu sonho de visitar e conhecer os Estados Unidos! 

E se você gostou do conteúdo, não perca tempo e acesse agora meu blog para mais dicas de viagem!

Aproveita e me segue no Instagram também! Lá eu posto fotos, vídeos e dicas de como aproveitar ao máximo suas viagens 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*